Guia de Retorno de Investimento (ROI)
para plataformas de visibilidade logística em tempo real
A visibilidade em tempo real dos transportes da cadeia de suprimentos continua sendo uma prioridade para as organizações. De acordo com o quadrante Gartner, “A visibilidade continua a ser uma das principais tecnologias em que os usuários finais da cadeia de suprimentos investem, e em 2023, 50% das empresas globais centradas em produtos terão investido em plataformas de visibilidade de transporte em tempo real.”
No entanto, para aqueles que conduzem um projeto de visibilidade de transporte dentro de suas organizações, os benefícios ainda permanecem difíceis de quantificar. Este guia descreve os principais pontos problemáticos relacionados à falta de visibilidade dos transportes, os benefícios da solução e quantifica os ganhos médios de eficiência e redução de custos.
Problemas da falta de visibilidade dos transportes
Muitas organizações experimentam uma lacuna de visibilidade quando suas entregas ou coletas estão em transporte. Eles sabem quando uma remessa é agendada para ser enviada, mas não sabem quando o carregamento é realizado, os tempos de trânsito, a previsão de chegada, ou qualquer status ou atualizações ocorridas durante o trajeto. Após a entrega, também não dispõem de ferramentas adequadas para analisar os dados, com o objetivo de identificar padrões ou tendências de problemas. Os controles são realizados de forma manual em planilhas excel e os sistemas não são integrados.
Com mais transparência e acesso às informações do transporte em tempo real, é possível visualizar o que está acontecendo com as entregas ou coletas. Essa visão holística da cadeia de suprimentos permite que otimizações operacionais sejam feitas a tempo e a visibilidade aumenta a estabilidade da rede, possibilitando agir mais rapidamente no caso de atrasos.
Existem sete áreas comuns de redução de custos que soluções de visibilidade logística podem trazer para as organizações:
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Custo de headcount.
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Custo do atraso das entregas.
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Custo do pagamento de estadias.
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Penalidades e custos de disputas
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Custo de mão de obra nos locais de carga ou descarga.
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Custo de demurrage de navio.
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Custo do atendimento ao cliente (SAC).
1. CUSTO DE HEADCOUNT
Durante décadas, equipes de logística sempre empregaram funcionários para o acompanhamento manual das entregas, por telefone, e-mail ou consulta em portais web - um processo demorado e ineficiente.
Diante da falta de informação, embarcadores e transportadoras desenvolveram suas próprias planilhas de controle. Com isto, estas ferramentas proprietárias criaram uma quantidade significativa de trabalho para o time de logística. Propenso a, os dados também carecem de precisão e objetividade para o cliente destinatário, onde geralmente é coletado várias horas após a realização da entrega.
Ser capaz de visualizar o status das entregas em tempo real e ter acesso às previsões de entrega das mercadorias pode reduzir custos administrativos para as organizações, automatizando processos e permitindo que as equipes se concentrem nas exceções ou problemas. A automatização possibilita que as empresas utilizem melhor as equipes que costumavam realizar estas tarefas, como ligar para as transportadoras para acompanhar o status das entregas, enviar os comprovantes de entrega para os clientes, atualizar planilhas excel e controlar os documentos fiscais emitidos pelas transportadoras.
O envio de notificações automatizadas de status e localização atual da carga também ajudam a melhorar a satisfação do cliente destinatário, ao mesmo tempo que reduz o número de consultas ao SAC.
A simplificação da comunicação entre transportadoras, clientes e departamentos de logística cria economia de custos com a redução do número de funcionários necessários para realizar tarefas referentes à gestão e controle das entregas, visto que soluções de visibilidade logística possibilita o aumento da produtividade da equipe em média 30%.
Calculadora:
REDUÇÃO DE CUSTOS (R$) = SALÁRIO MÉDIO DA EQUIPE (R$) x GANHO DE PRODUTIVIDADE (30%) x QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS (QTD).
O VALOR DO APLICATIVO PARA OS MOTORISTAS
O aplicativo móvel para os motoristas facilita o envio da foto dos comprovantes de entrega, automatizando esta tarefa e acelerando o processo de faturamento do cliente, para melhorar o fluxo de caixa de uma transportadora por exemplo.
Um cliente da Logmax, que atua como transportadora no mercado, apurou um aumento na produtividade de sua equipe de logística em 30%, em função da implementação do aplicativo Entrega Fácil Logmax e a plataforma de gestão e visibilidade. Com a implementação do sistema, foi possível realizar a gestão das entregas em tempo real, sem o uso de planilhas, com notificações automáticas e maior qualidade do serviço prestado aos seus clientes.
2. CUSTO DO ATRASOS DAS ENTREGAS
Muitas transportadoras estão enfrentando a pressão para atender demandas cada vez mais exigentes de seus clientes. Essas demandas são impulsionadas por novas práticas adotadas no mercado, como entregas expressas, acompanhamento preciso da carga e necessidade de melhorar o nível de serviço da entrega.
Atualmente, os problemas que ocorrem durante a transporte (particularmente atrasos) são conhecidos apenas várias horas após a ocorrência do fato. Na maioria dos casos, é o próprio cliente que alerta o transportador sobre um problema na entrega. Para estes clientes, a falta de visibilidade resulta em custos significativos, como por exemplo, o custo de mobilizar equipes para a descarga da carga ou impactos do atraso na chegada de insumos para a linha de produção por exemplo.
Além disso, existe a condição de pagamento de multas para entregas atrasadas. Um grande varejista pode cobrar taxas de 5% e 15% de multa para o caso de entregas atrasadas (ou seja, entregas que não chegam na data prometida pelo transportador). A falta de informações também leva impactos às equipes de Atendimento ao Cliente (SAC), que recebe inúmeras ligações e queixas relacionadas ao pedido não atendido no prazo.
Plataformas de visibilidade do transporte em tempo real dão às equipes de logística a capacidade de responder às exceções rapidamente, antecipar atrasos e outras questões para mitigar os impactos negativos para o cliente.
As informações sobre as entregas também podem ser disponibilizadas diretamente aos clientes destinatários, eliminando intermediários e ajudando a gerenciar expectativas. Ambos os recursos resultam em maior satisfação do cliente, através da redução de pontuações negativas do NPS e potencialmente aumentando as vendas (em média, 1%), retendo os atuais clientes como resultado do melhor nível de serviço e experiência de compra.
Calculadora:
AUMENTO DAS VENDAS (R$) = VENDAS DO PERÍODO (R$) x 1%
BENEFÍCIOS DE UMA PLATAFORMA DE VISIBILIDADE LOGÍSTICA
Plataformas de visibilidade logística melhora os níveis de serviço da entrega, contribuindo para reduzir o churn e melhorando o índice de entregas realizadas no prazo. Um dos maiores players do segmento de siderurgia no Brasil usa a visibilidade das remessas em tempo real da Logmax para aprimorar a satisfação de seus clientes, criando serviços de valor agregado como rastreamento da carga em tempo real, previsão de chegada das entregas e gestão de incidentes no trajeto para reduzir os impactos para seus clientes finais.
3. CUSTO DO PAGAMENTO DE ESTADIAS
Com o aumento dos custos de frete, tornou-se progressivamente importante otimizar o uso dos ativos de transporte. Como as cadeias de suprimentos B2B tornam-se cada vez mais complexas e fragmentadas, as entregas, por sua vez, tornaram-se ainda mais difíceis de monitorar. As empresas se deparam com a falta de ferramentas para medir os níveis de serviço das transportadoras e esta falta de dados torna difícil medir de forma confiável o “On Time, In Full” e o “(OTIF) desempenho de entrega”.
A previsão de chegada das entregas também ajudam os embarcadores a obter uma maior transparência das operações das transportadoras. Essa transparência ajuda a garantir que os custos associados ao frete sejam justos e razoáveis, especialmente para o custo de estadias.
O uso do GPS e georreferenciamento torna possível capturar dados precisos da entrega, incluindo a data/hora da chegada ao local de carga ou descarga, tempos de permanência, horários de partida e tempos de viagem, fornecendo insights confiáveis para gerenciar o ciclo do pedido de ponta a ponta.
A plataforma Logmax apresenta os dados em um painel de controle intuitivo, possibilitando o controle dos tempos de estadia para carga ou descarga, reduzindo os custos em cerca de 50%.
As transportadoras também se beneficiam dos dados coletados, pois possibilita a otimização de suas operações nos terminais de carga ou descarga. A Logmax também oferece às transportadoras uma maneira gratuita de integrar com o ecossistema do embarcador, com API própria, onde as integrações são simples e fácil de se conectar.
Calculadora:
REDUÇÃO DE CUSTOS (R$) = CUSTO DE ESTADIAS NO PERÍODO x 50%.
4. PENALIDADES E CUSTOS DE DISPUTAS
A falta das informações de data/ hora da entrega pode levar a penalidades e disputas na relação embarcador x transportador. Se uma remessa chegar muito cedo, pode significar custos adicionais de armazenamento para o expedidor. Se chegar tarde demais, pode resultar em penalidades/multas, clientes insatisfeitos e outros efeitos indiretos a jusante.
Além disso, algumas indústrias, como manufatura e automotiva, dependem fortemente da entrega just-in-time para permitir eficiência da linha de produção, que por sua vez, exige prazos de entrega precisos. Dados de localização coletados e processados por uma solução de visibilidade de transporte permite maior objetividade ao medir a pontualidade e o desempenho das transportadoras.
Plataformas como a Logmax permitem a digitalização do comprovante e o registro da data/hora da entrega, ajudando a trazer clareza e objetividade em disputas de responsabilidades. O fácil acesso ao comprovante de entrega possibilita que divergências possam ser facilmente resolvidas sem depender do envio do comprovante pela transportadora.
5. CUSTO DE MÃO DE OBRA NOS LOCAIS DE CARGA E DESCARGA
A falta de visibilidade também cria ineficiências operacionais em toda a cadeia, principalmente nos locais de carga ou descarga, podendo resultar em altos custos de mão de obra em armazéns, docas de carregamento e linhas de produção.
Sem o conhecimento de atrasos ou chegadas antecipadas, as docas de carga/descarga não são geridas de forma eficiente. Uma chegada antecipada resulta em tempos de permanência dos veículos (que aguardam a entrada) e uma chegada tardia é forçada a esperar por uma lacuna na programação de descarga, novamente aumentando os tempos de permanência e custos.
Quando o rastreamento em tempo real é combinado com as previsões de chegada, é possível atingir prazos altamente precisos e confiáveis. Isto por sua vez permite aumentar a eficiência das operações em armazéns e terminais, melhorando a utilização de recursos e docas. O uso de plataformas de visibilidade podem ajudar a reduzir custos extras e horas extras em até 30%.
Calculadora:
REDUÇÃO DE CUSTOS (R$) = CUSTO DE HORAS EXTRAS NO PERÍODO x 30%.
6. CUSTO DE DEMURRAGE DE NAVIO
Para cargas marítimas, a falta de visibilidade das remessas em trânsito pode resultar em altas taxas de demurrage. Isso geralmente é causado pela falta de visibilidade da previsão de chegada de uma embarcação ou de falta da informação que o container chegou no porto e já está disponível para retirada.
Sem esta previsibilidade, terminais e armazéns não conseguem se organizar adequadamente para receber grandes volumes de mercadorias de entrada ou não recebem a informação que a carga embarcada chegou ao destino. Como consequência, os contêineres às vezes permanecem nos portos para muito mais dias do que o necessário, resultando em custos inesperados de demurrage.
O Gartner estima que as soluções de visibilidade podem reduzir as taxas de detenção e demurrage de 25%, em média.
Nesta mesma linha, soluções de gestão ou TMS também podem ser integradas com plataformas de visibilidade de transporte em tempo real para melhorar a localização e a gestão do status dos containeres. Isto ajuda a evitar gargalos e permite que os containeres possa ser recebidos e enviados para o destino mais rapidamente.
Calculadora:
REDUÇÃO DE CUSTOS (R$) = CUSTO DE DEMURRAGE NO PERÍODO x 25%.
7. CUSTO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE (SAC)
Muitas cadeias de suprimentos possuem pontos cegos de visibilidade, onde o status ou localização da carga é completamente desconhecido, potencialmente por dias ou semanas.
Em muitos casos, o expedidor só toma conhecimento do atraso quando um cliente reclama do atraso, impactando negativamente o NPS. Equipes de atendimento ao cliente (SAC) posteriormente perdem muito tempo acompanhando manualmente as entregas atrasadas, ou invés de se concentrarem em tarefas que poderiam agregar mais valor à empresa.
Uma proporção significativa das consultas ao SAC estão relacionadas ao status de entrega. Plataformas de visibilidade do transporte em tempo real ajuda as equipes voltadas para o cliente com as expectativas de atendimento, compartilhando as informações de entrega de forma proativa, reduzindo o número de solicitações ao SAC.
Isso reduz a pressão sobre os recursos da equipe, possibilitando fornecer um nível mais alto de serviço ao receber as consultas dos clientes e focar na excelência. A satisfação geral é positiva, impactado no tempo médio de trabalho gasto por operadores em consultas de entrega, que é reduzido, em média, 40%.
Calculadora:
REDUÇÃO DE CUSTOS (R$) = (SALÁRIO MÉDIO DA EQUIPE (R$) x GANHO DE PRODUTIVIDADE (40%)) x QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS (QTD).