• fabnascimento

Transporte Intermodal e Multimodal: o que são e quais as vantagens?

De maneira bem prática, o transporte intermodal é a combinação de dois ou mais modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário), em uma mesma solução logística para entregar a carga no destino final. Quando usado racionalmente, confere expressiva redução de custos para a empresa embarcadora.


Para facilitar o transporte da carga no sistema intermodal, o produto carregado costuma ser acondicionado em containers. Isso porque esse tipo de embalagem pode ser transportado sem dificuldade entre a maioria dos tipos de modais. Veja os exemplos: é possível carregar uma mercadoria inicialmente por meio do modal aquaviário e, depois, por meio do transporte rodoviário. Outra situação é embarcar a carga no modal rodoviário, descarregar em um terminal de transbordo, carregar novamente no modal ferroviário e levar para o porto. Outros tipos de cargas também podem ser transportadas, no entanto, requerem a adaptabilidade nos tipos de caminhões, vagões ou navios disponíveis no mercado.

Transporte Multimodal

O transporte multimodal também consiste na utilização de vários modais de transporte e existe com o objetivo de se ganhar agilidade e eficácia nos processos burocráticos de transbordo.


Nesse tipo de operação, existe uma relação com um Operador de Transporte Multimodal (OTM), que lida diretamente com as várias transportadoras envolvidas no fluxo das mercadorias da origem até o destino.


Comparado ao transporte intermodal, apenas um conhecimento de transporte é emitido e, aqui no Brasil, é muito usado para o transporte de commodities e produtos manufaturados.

Além disso, também envolvem serviços de coleta, unitização, movimentação e armazenagem das cargas. Isso faz com que alguns custos extras possam ser acumulados ao longo de todo o processo.


Divisão de responsabilidades

No transporte intermodal, há uma divisão clara das responsabilidades, de acordo com cada trecho e modal utilizado, além da emissão de um conhecimento de transporte para cada meio que será escolhido para o envio da carga.

No transporte multimodal, o Operador de Transporte Multimodal (OTM) assume a responsabilidade pela carga durante todo o trajeto, independentemente de quais modais sejam escolhidos para realizar o envio.


Vantagens

Sem dúvidas, o maior benefício é o baixo custo. A despesa costuma ser bem mais em conta em função da utilização de modais de transporte com tarifas de frete mais baixas em relação ao volume transportado.


A Logmax oferece uma plataforma especializada em fretes intermodais e multimodais, auxiliando sua empresa na gestão desta modalidade de transporte que pode trazer bons resultados para a logística de sua empresa.

10 visualizações

Rua Sergipe, 925 - Savassi - Belo Horizonte / MG 

@ 2019 Logmax - Inteligência Logística