Conheça 5 gargalos logísticos e como evitá-los

As atividades do setor de logística são complexas e cheias de desafios, decorrentes dos obstáculos que eventualmente surgem e que influenciam no andamento das atividades de qualquer negócio. Confira cinco gargalos logísticos e como evitá-los:


1. Custos operacionais Uma operação de transporte mais cara que o ideal pode gerar a baixa lucratividade e a perda da competitividade da empresa no mercado. Para este gargalo, o ideal é fazer uma lista dos problemas e de suas possíveis causas, de forma a eliminar cada um deles. Exemplos: desperdícios de insumos, custos excessivos ou gastos extras, demoras excessivas, entre outros. Uma outra forma de evitar os custos operacionais excessivos é adotar uma ferramenta tecnológica que o auxilia na seleção das melhores opções de frete.


2. Transporte Os problemas de mobilidade dos grandes centros do país, furtos e roubos e até mesmo as poucas áreas exclusivas para carga e descarga influenciam o bom andamento do transporte das cargas. O aumento no gasto de combustível e uma constante necessidade de manutenção dos veículos também contribuem para aumentar este gargalo logístico. Por isso, ter um parceiro de negócios qualificado vai te ajudar a diminuir os custos operacionais. Garantindo a disponibilidade dos veículos e facilitando a negociação dos preços para entregas em maior quantidade.


3. Atendimento ao Cliente O atendimento precário ao cliente e a pouca eficiência durante as negociações com fornecedores podem impactar no andamento das atividades. Ter uma preocupação maior com o monitoramento logístico, investindo em treinamentos, qualificação e ferramentas tecnológicas vão contribuir no aperfeiçoamento dos índices de produtividade e engajamento dos profissionais envolvidos.


4. Gestão de Estoques Remessas de pedidos incorretas, falta de produtos e atrasos na entrega por conta das falhas no processo geram consequências graves. Criar métodos que funcionem para agilizar a continuidade dessas tarefas e a implementação de recursos tecnológicos vai manter a empresa competitiva no mercado.


5. Falta de integração com os parceiros A ausência de informações em tempo real é um problema que atrapalha a tomada de decisão e a eficácia dos processos. E ter a tecnologia como aliada é uma ótima ideia.


O uso de softwares como o Logmax, vai automatizar e auxiliar no gerenciamento eficaz dos processos logísticos de sua empresa.


Entre em contato para saber como podemos te ajudar.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo