Rua Sergipe, 925 - Savassi - Belo Horizonte / MG 

@ 2019 Logmax - Inteligência Logística

  • fabnascimento

Como a tecnologia é capaz de aumentar a produtividade na logística?

No passado, a Logística estava associada à movimentação de materiais para tropas militares em batalha. As guerras eram longas e geralmente necessitavam de grandes e constantes deslocamentos de recursos. Ao decidir avançar suas tropas, os Generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o transporte de soldados, munição, equipamentos e socorro médico para o campo de operações.


O conceito da Logística como ciência teve sua origem nas teorias desenvolvidas pelo Tenente-Coronel Thorpe, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que, no ano de 1917, publicou o livro "Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra". Segundo Thorpe, a estratégia e a tática proporcionam o esquema da condução das operações militares, enquanto a logística proporciona os meios. Assim, pela primeira vez, a logística situa-se no mesmo nível da estratégia e da tática dentro da Arte da Guerra. Ganhou maior abrangência nos anos 1980, quando as organizações perceberam sua importância na administração dos processos de suprimentos, produção e distribuição física.


A partir do início deste novo conceito, consolidado pela obtenção de significativos resultados relacionados ao aumento da produtividade e à melhoria do nível de serviço prestado ao cliente, as empresas elegeram a Logística como instrumento de integração de toda a cadeia de suprimentos, envolvendo clientes, fornecedores e todos aqueles relacionados direta ou indiretamente com a Produção. A logística vem evoluindo ao longo do tempo e com o crescimento vertiginoso da tecnologia não poderia ter sido diferente. Vários processos e métodos de trabalho são comprovadamente mais eficientes com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas:


Software TMS

O Sistema de Gerenciamento de Transporte (Transportation Management System - TMS) é um software dedicado para monitorar as operações logísticas, sendo uma ferramenta utilizada para melhorar a qualidade e a produtividade de todo o processo de distribuição, contemplando processos de contratação de fretes, otimização de embarques, rastreamento de cargas e auditoria das faturas de fretes.


Software de Roteirização

A possibilidade de programar rotas e caminhos mais inteligentes apresenta inúmeros benefícios para a gestão de transportes de entregas, favorecendo a competitividade da empresa diante de um cenário extremamente competitivo. Com o software de roteirização é possível realizar um planejamento de entregas visando o menor custo, menor Km rodado, restrições de clientes, parâmetros de operação, etc. O principal benefício é a redução de custos com combustíveis e melhor produtividade da frota.


Aplicativo mobile para o motorista (GPS)

No Brasil, 73% das empresas de logística esperam expandir o uso de smartphones de classe empresarial em cinco anos, para equipar seus funcionários com a tecnologia necessária, melhorando a produtividade, a eficiência e a experiência do cliente. Esses dispositivos oferecem leitura de código de barras, GPS (Global Positioning System), conectividade de dados e formalizações de entregas realizadas.


Inteligência Artificial

Em um mundo caracterizado pela incerteza e volatilidade, a IA pode ajudar o setor de logística a mudar fundamentalmente modelo operacional a partir de ações reativas e de previsão, identificando quais são as cargas que irão atrasar e acionando os responsáveis para minimizar os impactos.


A Logmax

A Logmax é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para atender os requerimentos tecnológicos do processo logístico de sua empresa. Entre em contato conosco e nos conte seu desafio.