Como a metodologia 5S pode ser aplicada na logística?

Se você faz parte do “mundo” logístico, com certeza já se deparou com desafios que diminuem a eficiência e provocam desperdícios de recursos e mão de obra. Com o intuito de melhorar os processos, muitos profissionais recorrem à Metodologia 5S, uma filosofia conhecida por ser aplicada pelo setor da Qualidade.


Essa ferramenta de gestão tem ajudado empresas de qualquer porte ou segmento a se reestruturar internamente, eliminando os desperdícios, trazendo mais produtividade, redução de custos e impactando até mesmo o público externo.


O que é a Metodologia 5S e como ela é utilizada?

Desenvolvida no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, o método é baseado na aplicação de 5 princípios que são representados pelas palavras japonesas:


Seiri (senso de utilização): Permite que seja mantido no ambiente de trabalho apenas o que funciona e o que usa mais. Chegou a hora de separar e descartar aquilo que já não serve mais, seja equipamentos, documentos eletrônicos, impressos e etc.


Seiton (senso de organização): A ideia é organizar o ambiente de trabalho, de modo a deixar à mão somente o que é de uso diário, guardando materiais pouco utilizados em locais mais reservados.


Senso (senso de limpeza): Desenvolve a consciência de que a limpeza é a responsabilidade de todos. Ou seja, cada um é responsável pela limpeza e organização dos seus itens e estação de trabalho, zelando também pela boa utilização e manutenção dos espaços comuns.


Seiketsu (senso de normalização): Nos traz o conceito de tornar o dia a dia mais sistematizado com os novos valores e padrões impostos por Seiri, Seiton e Seiso. Estabelecendo uma faxina na empresa, mudando a percepção da organização junto aos públicos, tanto externos como internos.


Shitsuke (senso de disciplina e autodisciplina): Faça do novo padrão um estilo de vida. Isso vai despertar o senso de importância das pessoas para cumprirem o que foi combinado. Manter a disciplina será importante para estimular os novos valores da cultura da empresa.


E as operações de logística, o que tem a ganhar com a aplicação do 5S?

Afirmamos que são inúmeras as possibilidades de aplicação na área de logística e cada empresa deve buscar a melhor maneira para se inspirar. Entre os benefícios que o método pode proporcionar, podemos destacar:


  • Ambiente de trabalho mais organizado, limpo e agradável;

  • Redução de custos;

  • Redução de riscos e pontos inseguros;

  • Aumento da qualidade dos processos;

  • Aumento da qualidade no atendimento aos clientes;

  • Melhorias dos métodos da gestão;

  • Maior controle dos estoque e rotinas de transporte;

A aplicação da metodologia 5S é bem simples e de fácil implementação, e com o passar do tempo os processos tendem a se tornarem mais organizados e sistematizados.


Que tal começar hoje? Volte para nos contar como você aplicou o 5S no seu setor e quais os resultados alcançados.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo